Enem 2019: dá pra emagrecer sentado no sofá! Será?!

Neste domingo (3), a prova do Enem trouxe uma questão com um texto, originalmente publicado na Revista Galileu, sobre um estudo realizado nos Estados Unidos, que permite emagrecer sentado no sofá. Os pesquisadores teriam desenvolvido em laboratório o hormônio chamado irisina, produzido naturalmente pelo nosso corpo durante a atividade aeróbica como corrida ou caminhada. Ao tomar o hormônio sintético, ele seria capaz de queimar gordura e “plim”: emagrecimento instantâneo.

Baixe o e-book grátis e veja 7 dicas para ser saudável sem segredo

Logo depois da prova, o texto virou meme no Twitter com vários usuários comemorando a “boa notícia”. Afinal, quem não quer emagrecer sentado no sofá? Parece um sonho, né? Bom, a questão era sobre interpretação de texto, mas levanta algumas questões importantes – e perigosas – que eu comentei em um vídeo no canal do Saudável sem Segredo no Youtube. É só clicar abaixo para assistir.

O perigo de estudos como estes e da reação que eles causam nas pessoas é que uma proposta como essa, que a princípio parece incrível, revela um traço bem forte e traiçoeiro da natureza humana. O desejo de querer tudo da maneira mais fácil possível, sem esforços. Queremos os resultados, mas não estamos dispostos a pagar o preço. Desejamos o prazer e fugimos da dor.

Veja também: Viva o Carboidrato! Análise da matéria da Revista Veja 

Por isso a ideia de tomar um hormônio que queima a gordura pra você é tão sedutora. Só que o que emagrece de verdade é a alimentação. Não importa como você está hoje, se é obeso ou só tem uns quilinhos a mais que quer perder para o verão. Pra dar certo de verdade e durar, você precisa focar no que come.

Para cada pessoa e cada objetivo existe uma estratégia mais adequada – quem identifica e orienta sobre isso é o nutricionista de acordo com o seu estado de saúde, suas preferências e possibilidades. (Sempre passando por comida de verdade, que é o que realmente faz bem para o nosso corpo.)

Enquanto sonharmos e buscarmos uma pílula mágica do emagrecimento, mais longe estaremos de emagrecer de verdade, com saúde e de maneira permanente. Porque dietas malucas e loucuras para perder peso de forma rápida e arriscada é o que não falta por aí. Elas funcionam, só que o peso que você perde desta maneira, você recupera pouco depois.

Não existe mágica! Para emagrecer de forma saudável e manter o peso, você precisa focar na alimentação e desenvolver um estilo de vida saudável que vai fazer você se sentir e por isso vai ser possível continuar com ele. Qualquer estratégia que tenha restrição demais, faça você sofrer demais e mal ver a hora de acabar, não vai durar muito. Aí o ciclo começa todo de novo.

Por isso é tão importante primeiro mudar a sua forma de pensar e se relacionar com a comida. Encontrar o sabor e o prazer da comida saudável que além de fazer bem também é muito gostosa. Aí sim você vai conseguir emagrecer com saúde. Não é simples, mas vale muito a pena e quando você entende isso dá o primeiro passo para conseguir.

Fique por dentro das novidades do Saudável sem Segredo:

Curta a página no Facebook , me siga no Instagram se inscreva no canal do Youtube

Para receber todas as atualizações do blog, clique e se inscreva na nossa lista de e-mail

VEJA TAMBÉM
Como começar a ter uma alimentação saudável?
Mente saudável: entrevista com a Coach Andréa Sguissardi
O que você pensa e como isso tem a ver com a sua saúde 

2 thoughts on “Enem 2019: dá pra emagrecer sentado no sofá! Será?!”

    1. Olá, Vitória! Que bom que gostou deste post. Fico muito feliz. Obrigada! Sobre a questão da obesidade, realmente é muito bom procurar ajuda médica, pois a obesidade é uma doença que pode atrapalhar muito a sua saúde e é fator de risco para outras doenças mais graves. Procure orientação sim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *